quarta-feira, 12 de junho de 2013



CURSO MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO





OFICINA 2





ELABORAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM








GRUPO 04










ANTES DA LEITURA


•O professor necessitará do seguinte material:


•Coletânea de crônicas;





•Jornais e revistas que contenham crônicas;





•Dicionários;





•Aparelho datashow










Procedimentos/estratégias




1ª etapa







•Convidar os alunos a colocarem suas carteiras em formato de “U”;




•Questionar:




•O que significa a palavra cotidiano?




•O que sabem sobre crônicas?




Permitir que os alunos reflitam, pensem e discutam entre si e depois compartilhem suas ideias sobre o gênero.





•O professor deverá ouvir sem interferir e depois pode fazer o seguinte questionamento:




•Alguém costuma ler crônicas?




•Onde encontramos?




•Quais assuntos tratam?





2ª etapa









•Com a sala divida em grupos, fornecer aos mesmos jornais, livros, revistas com crônicas para que os alunos possam folhear, ler, enfim, ter um primeiro contato com o gênero.




•Na sequência o professor encerra esta etapa comentando sobre as situações de comunicação onde esse gênero é produzido: finalidade, para quem, onde circula e em que suportes (livros, jornais, revistas, internet) podemos encontrá-lo.













DURANTE A LEITURA









Etapa 3









•O professor entregará aos alunos uma cópia da primeira parte do texto “Pausa” de Moacyr Scliar;




•Os alunos farão leitura silenciosa e depois compartilhada (visando a heterogeneidade);




•Após essas leituras o professor questionará:





•O título chama atenção do leitor? Por quê?




•O que ele sugere?




•Pelo título dá para imaginar o assunto do texto?




•Que situações vocês acham que essa crônica vai retratar?





•Solicitar que os alunos imaginem como a história chega ao seu clímax e desfecho;




•Criar um pequeno texto em seus cadernos;




•Na sequência o professor faz a leitura total do texto, com boa entonação para cativar os ouvintes e confirmar ou retificar as antecipações da turma.












•O professor deverá questionar:


•Que sentimentos a crônica provocou?




•O que acharam da crônica?




•Alguém já viveu ou conhece alguém que viveu algo parecido com o que foi descrito?




•Ficou alguma dúvida sobre o texto?


Etapa 5





•Solicitar aos alunos que leiam novamente o conto, discutam e respondam:


•Que sentimentos ou emoções o conto despertou?


•A linguagem é atual?


•Qual é o assunto?


•Personagens?


•O autor observa ou faz parte da situação narrada?


•O professor deve instigar à reflexão:


•Dá para perceber a época em que o conto foi escrito?


•Há marcas de tempo e espaço? Quais?


•O jeito de narrar que o escritor utilizou para captar o conhecimento e provocar reflexões ou críticas: adotou um tom sério, usou humor, usou ironia ou valeu-se de lirismo fazendo comparações e utilizando metáforas?






6ª Etapa









•Os alunos assistirão ao vídeo de Chico Buarque – música: Cotidiano;


http://www.youtube.com/watch?v=FB4IaqWITB8


•Na sequência o professor questionará os alunos:


•Há algo em comum entre o texto e o vídeo?O quê?


•Espera-se que os alunos percebam que no conto o assunto é sobre um homem que aparenta estar descontente com sua vida e procura se refugiar num hotel.


•A semelhança com a música é justamente essa insatisfação masculina.





Nesse momento o professor pode mostrar aos alunos como um tema pode “passar” por diferentes gêneros textuais.





Solicitar aos grupos que preparem em papel kraft um quadro-síntese das características do gênero estudado, o qual deverá ser fixado em local público da escola.


AVALIAÇÃO



•Antes da leitura:


•Que atitudes o leitor apresenta ao ler?


•Mostra ter atividade seu conhecimento prévio?


•Explicita suas hipóteses a respeito do conteúdo do texto?


•Revela ter clareza do objetivo da leitura?


AVALIAÇÃO


•Durante a leitura:


•Verifica se suas hipóteses se confirmam ou não?


•Apoia-se nos elementos do texto para compreendê-lo ?


•Em caso de problemas de compreensão, utiliza que estratégias para solucioná-los?


•Compreende o texto globalmente?


•A velocidade com que lê é adequada?


AVALIAÇÃO


•Depois da leitura:


•Identifica o tema e a ideia principal?


•Identifica e recupera as informações literais?


•Compreende conteúdos não explícitos, que envolvem inferência e integração de segmentos do texto?


•Sintetiza o texto lido de modo coerente?


•Avalia criticamente o texto lido?


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


•ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004.


•1. Crônicas (Gênero literário) 2. Olimpíada de


•Língua Portuguesa 3. Textos I. Laginestra, Maria


•Aparecida. II. Pereira, Maria Imaculada. III. Série.







Nenhum comentário:

Postar um comentário