Esse é um Blog desenvolvido para o curso Melhor Gestão, Melhor Ensino - Formação de Professores de Língua Portuguesa - 1a edição 2013, mas que doravante será uma ferramenta permanente de aprendizagem, interação e participação.
quarta-feira, 12 de junho de 2013
CURSO MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO
OFICINA 2
ELABORAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
GRUPO 04
ANTES DA LEITURA
•O professor necessitará do seguinte material:
•Coletânea de crônicas;
•Jornais e revistas que contenham crônicas;
•Dicionários;
•Aparelho datashow
Procedimentos/estratégias
1ª etapa
•Convidar os alunos a colocarem suas carteiras em formato de “U”;
•Questionar:
•O que significa a palavra cotidiano?
•O que sabem sobre crônicas?
Permitir que os alunos reflitam, pensem e discutam entre si e depois compartilhem suas ideias sobre o gênero.
•O professor deverá ouvir sem interferir e depois pode fazer o seguinte questionamento:
•Alguém costuma ler crônicas?
•Onde encontramos?
•Quais assuntos tratam?
2ª etapa
•Com a sala divida em grupos, fornecer aos mesmos jornais, livros, revistas com crônicas para que os alunos possam folhear, ler, enfim, ter um primeiro contato com o gênero.
•Na sequência o professor encerra esta etapa comentando sobre as situações de comunicação onde esse gênero é produzido: finalidade, para quem, onde circula e em que suportes (livros, jornais, revistas, internet) podemos encontrá-lo.
DURANTE A LEITURA
Etapa 3
•O professor entregará aos alunos uma cópia da primeira parte do texto “Pausa” de Moacyr Scliar;
•Os alunos farão leitura silenciosa e depois compartilhada (visando a heterogeneidade);
•Após essas leituras o professor questionará:
•O título chama atenção do leitor? Por quê?
•O que ele sugere?
•Pelo título dá para imaginar o assunto do texto?
•Que situações vocês acham que essa crônica vai retratar?
•Solicitar que os alunos imaginem como a história chega ao seu clímax e desfecho;
•Criar um pequeno texto em seus cadernos;
•Na sequência o professor faz a leitura total do texto, com boa entonação para cativar os ouvintes e confirmar ou retificar as antecipações da turma.
•O professor deverá questionar:
•Que sentimentos a crônica provocou?
•O que acharam da crônica?
•Alguém já viveu ou conhece alguém que viveu algo parecido com o que foi descrito?
•Ficou alguma dúvida sobre o texto?
Etapa 5
•Solicitar aos alunos que leiam novamente o conto, discutam e respondam:
•Que sentimentos ou emoções o conto despertou?
•A linguagem é atual?
•Qual é o assunto?
•Personagens?
•O autor observa ou faz parte da situação narrada?
•O professor deve instigar à reflexão:
•Dá para perceber a época em que o conto foi escrito?
•Há marcas de tempo e espaço? Quais?
•O jeito de narrar que o escritor utilizou para captar o conhecimento e provocar reflexões ou críticas: adotou um tom sério, usou humor, usou ironia ou valeu-se de lirismo fazendo comparações e utilizando metáforas?
6ª Etapa
•Os alunos assistirão ao vídeo de Chico Buarque – música: Cotidiano;
•http://www.youtube.com/watch?v=FB4IaqWITB8
•Na sequência o professor questionará os alunos:
•Há algo em comum entre o texto e o vídeo?O quê?
•Espera-se que os alunos percebam que no conto o assunto é sobre um homem que aparenta estar descontente com sua vida e procura se refugiar num hotel.
•A semelhança com a música é justamente essa insatisfação masculina.
Nesse momento o professor pode mostrar aos alunos como um tema pode “passar” por diferentes gêneros textuais.
Solicitar aos grupos que preparem em papel kraft um quadro-síntese das características do gênero estudado, o qual deverá ser fixado em local público da escola.
AVALIAÇÃO
•Antes da leitura:
•Que atitudes o leitor apresenta ao ler?
•Mostra ter atividade seu conhecimento prévio?
•Explicita suas hipóteses a respeito do conteúdo do texto?
•Revela ter clareza do objetivo da leitura?
AVALIAÇÃO
•Durante a leitura:
•Verifica se suas hipóteses se confirmam ou não?
•Apoia-se nos elementos do texto para compreendê-lo ?
•Em caso de problemas de compreensão, utiliza que estratégias para solucioná-los?
•Compreende o texto globalmente?
•A velocidade com que lê é adequada?
AVALIAÇÃO
•Depois da leitura:
•Identifica o tema e a ideia principal?
•Identifica e recupera as informações literais?
•Compreende conteúdos não explícitos, que envolvem inferência e integração de segmentos do texto?
•Sintetiza o texto lido de modo coerente?
•Avalia criticamente o texto lido?
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
•ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004.
•1. Crônicas (Gênero literário) 2. Olimpíada de
•Língua Portuguesa 3. Textos I. Laginestra, Maria
•Aparecida. II. Pereira, Maria Imaculada. III. Série.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário